Promotor
Câmara Municipal de Ovar
Sinopse
No âmbito do FESTOVAR’24 – Festival de Teatro de Ovar
O espetáculo O Meu Amigo H. parte do drama My Friend Hitler, do escritor japonês Yukio Mishima, que aborda a relação entre o ditador alemão e três figuras próximas: o capitalista Gustav Krupp, o sindicalista Gregor Strasser e o militar Ernst Röhm.
Na adaptação da peça, Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu afastam-se do seu contexto histórico e da iconografia nazi, para se debater com o espectro da intolerância e do ressentimento que, mais uma vez, se faz sentir nas nossas democracias. Assim, fazer hoje este texto frio, problemático e embriagado pela poesia da violência e da morte torna-se uma oportunidade para pensar sobre a destruição, a proibição, os ajustes de contas e a nostalgia dos passados por cumprir. Mishima coloca-nos um espelho que se revela um caleidoscópio aterrador, uma espécie de fresco social, político e humano.
Ficha Artística
a partir do texto de Yukio Mishima adaptação Albano Jerónimo, Cláudia Lucas Chéu, Ricardo Braun dramaturgia Ricardo Braun encenação Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu atores Albano Jerónimo, Pedro Lacerda, Rodrigo Tomás, Ruben Gomes espaço cénico Albano Jerónimo figurinos Nuno Esteves (Blue) e Albano Jerónimo desenho de luz Rui Monteiro música Carincur vídeo João Pedro Fonseca comunicação Sara Cavaco assistência de produção e encenação Solange Freitas direção de produção Francisco Leone coprodução A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, Teatro José Lúcio da Silva, Culturgest, Casa das Artes Vila Nova de Famalicão e Centro de Arte de Ovar / Câmara Municipal de Ovar agradecimentos Diana Lopes, Polo Cultural das Gaivotas, Francesca Clare Rayner, Helena Guerreiro, Sara Amorim, Tiago Pinhal Costa, Doublet Portugal e Luís Puto apoios André Ópticas
Informações Adicionais
Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Centro de Arte de Ovar presencialmente (seg. a sex. entre as 09h30 e as 18h e sáb. entre as 10h e as 13h e as 14h e as 18h), através do telefone n.º 256 509 160 , ou envie mail para: [email protected]
Classificação etária: M/16. Não é permitida a entrada a crianças com menos de 3 anos. Ao abrigo do art.º 26 do decreto-lei 23/2014 de 14 fevereiro, os menores de três anos só podem assistir aos espetáculos classificados para todos os públicos desde que a lotação do recinto seja reduzida em 20%.